quarta-feira, 7 de junho de 2017

Fernando Mineiro vai propor ações em prol de atendimento a pessoas com HIV/Aids

f minei

A Assembleia Legislativa discutiu, na tarde desta terça-feira (6), a situação do atendimento às pessoas com HIV/Aids e medidas para prevenção da doença no Rio Grande do Norte. Em debate que contou com pessoas que militam na área, o deputado Fernando Mineiro (PT), propositor da audiência pública, comprometeu-se a interceder em prol das reivindicações do grupo.

O Rio Grande do Norte, atualmente, está entre os piores estados brasileiros no tratamento voltado às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA’s). Se no passado recente, o estado foi modelo e referência nacional nesse tratamento, situação se inverteu. Segundo Esdras Rodrigues Gurgel, representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, o estado ocupa, atualmente, a 3ª pior posição entre todos do Brasil na proporção entre população e pessoas infectadas. De acordo com ele, o RN tem 5,5 pessoas infectadas por ano para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 2,5.
“As pessoas que vivem com HIV em nosso estado estão com difícil acesso aos exames de média a alta complexidade e, inclusive, os de rotina”, disse Esdras Gurgel.
Ainda segundo o representante da RNP, há apenas 10 unidades com serviços de assistência especializada no RN e elas não funcionam de acordo com o protocolo nacional do Ministério da Saúde, o que “precariza ainda mais o serviço”. Por isso, segundo ele, é necessário o apoio do Poder Público para que se reverta a situação.
Ouvindo os apelos e as críticas sobre a falta de estrutura para o atendimento da população com HIV/Aids, Fernando Mineiro disse que é preciso mobilização por parte da sociedade para cobrar o Poder Público. De acordo com ele, tudo o que puder ser feito dentro do mandato parlamentar, será.
“Vamos discutir com os demais deputados sobre a possibilidade de se implantar uma Frente Parlamentar para tratar do tema, buscar a garantia de recursos para a área dentro da discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhar à comissão de Saúde da Casa as denúncias sobre os problemas no atendimento no hospital Giselda Trigueiro e também buscar pessoas para que elas possam contribuir na reciclagem das pessoas que fazem o atendimento à população com HIV/Aids. Faremos o que pudermos e estiver ao alcance. Nosso mandato está à disposição”, garantiu Mineiro.

FONTE; ROBSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário